quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Façam o que Ele lhes disser" (Jo 2:5)

Uma ordem de Maria no último ano em que a Igreja Católica dedicou um ano a ela.
(2012 será um ano Mariano novamente *---*)
Li a Mensagem do Papa João Paulo II aos jovens na ocasião do Terceiro dia Mundial da Juventude de 1988 e achei muito interessante, eis aqui uma visão iluminadíssima do versículo titular deste post:




No fim do segundo milênio da Era Cristã, num momento crítico na história do mundo trabalhando sob tantos problemas difíceis, o Ano Mariano é para nós um presente especial. Durante esse ano, Maria aparece para os nossos olhos como uma nova luz: a Mãe, cheia de ternura e amor, a Professora que que caminha antes de nós no caminho da fé e nos instrui para o caminho da vida.  Portanto, o Ano Mariano é um ano de ouvir Maria de um jeito especial. 
(...) 
O centro do Dia Mundial da Juventude deste ano é Maria, a Virgem e Mãe de Deus, e será um dia para ouvir. O que Maria dirá, o que nossa Mãe e Professora nos diz? No evangelho há uma frase em que ela se mostra verdadeiramente nossa Professora. É na frase dita por ela durante a festa de Bodas de Canaa, na Galiléia. Depois ela de dizer a seu filho: 'Eles não tem mais vinho', então ela disse aos empregados: 'Façam o que Ele lhes disser'. 
(...)
(Pintura de Paolo Veronese)

Essas palavras contém uma importante mensagem que é válida para todos os homens e mulheres de todas as idades. 'Façam o que Ele lhes disser...' dignifica: OUÇAM MEU FILHO JESUS, sigam o que Ele diz e coloquem sua confiança Nele. Aprendam a dizer 'sim' ao Senhor em todas as circunstâncias de suas vidas. Essa é uma mensagem muito encorajadora.
(...)
"Façam o que Ele lhes disser...' Nessas palavras, Maria expressou, acima de tudo, o maior segredo de sua própria vida. Ela está totalmente presente nessas palavras. A vida dela fora, certamente, um grande 'sim'  a Deus. Um 'sim' cheio de confiança e alegria. Maria cheia de graça, a virgem imaculada, viveu toda sua vida em uma completa abertura a Deus, em perfeita harmonia com o desejo Dele - mesmo nos momentos mais difíceis, que culminaram na subida dolorosa do Monte Calvário, aos pés da Cruz. Ela nunca desistiu do seu 'sim', porque ela colocou toda a sua vida nas mãos de Deus: 'Eis que sou uma serva do Senhor, faça-se em mim a Sua Palavra' (Lc 1:38).
Na Encíclica Redemptoris Mater, eu escrevi o seguinte: 'Na Anunciação, deveras, Maria se entregou completamente a Deus, com toda submissão de seu intelecto e de seus desejos, manifestando a obediência da fé ao que Ele disse através do Seu anjo. Ela respondeu, portanto, com todo seu humano e feminino eu, e essa resposta de fé conferiu perfeita cooperação a ambos com a graça de Deus que provê tudo quando há total abertura para ação do Espírito Santo".
'Faça o que Ele lhes disser...' Essa pequena frase contém todo o programa de vida que Maria que levou até ao fim como a primeira discípula do Senhor e ela nos empresta sua 'fórmula' nos dias de hoje. É um projeto de vida baseado na solidez  e na segurança chamadas de Jesus Cristo.
O mundo em que vivemos hoje é abalado por crises de vários tipos, entre elas, a mais perigosa é a perda do verdadeiro significado da vida. Muitos de nossos contemporâneos perderam o verdadeiro sentido da vida e estão procurando por substitutos em uma vida desregrada, drogas, álcool e sexo. Estão procurando por felicidade, mas o resultado é uma tristeza profunda, um coração vazio e frequentemente desespero.
Nessa situação, muitos jovens indagam a si mesmos sobre questões fundamentais: como devo viver minha vida sem perdê-la? Em quais bases devo construir minha vida para fazê-la verdadeira e feliz? Qual sentido devo dar a ela? Como devo lidar com situações complexas e difíceis - na família, na escola, na universidade, no trabalho, no meu círculo de amizades? Essas são questões e às vezes questões dramáticas que os jovens estão certamente se perguntando hoje.
Eu tenho certeza de que vocês querem construir suas vidas num terreno sólido que permita que fiquem de pé em meio à tribulação e que nunca os desamparará. E você vê que Maria nos aponta seu filho dizendo 'Faça o que Ele lhes disser', que quer dizer: ouçam-no, obedeçam-no, atendam o comando Dele e coloquem sua confiança Nele. Esse é o único projeto que garante uma vida verdadeiramente sucedida e feliz. Esse também é o único meio que dá profundo sentido à vida.
(...)Fé e amor não são somente palavras ou sentimentos vagos. Acreditar e amar a Deus significa ter uma vida consistente, vivida inteiramente sob a luz do Evangelho; isso quer dizer ter o compromisso de sempre fazer o que Jesus diz na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja. Sim, isso não é fácil, e exige uma grande coragem para ir contra as tendências da moda e das opiniões do nosso mundo. Mas isso - eu repito - é o único projeto para uma vida verdadeiramente sucedida e feliz.
(...)


O texto original está presente no seguinte link:
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/messages/youth/documents/hf_jp-ii_mes_13121987_iii-world-youth-day_en.html

Um comentário: