sábado, 28 de abril de 2012

12 de abril de 2012

Por dias a fio a campanha no Facebook foi, no mínimo, notável. Com segundos de intervalo, os compartilhamentos de mensagens contra o aborto eram inúmeros e concomitantes, cheios de "curtir" e o que mais foi possível fazer nessa nossa "resistência passiva". Mas nós perdemos a briga.
Gente, o pessoal do STF aprovou a descriminalização do aborto de anencéfalos; o que isso quer dizer? Se você, mulher, estiver grávida e os exames acusarem que seu filho não tem cérebro (ou tem apenas uma pequena porcentagem deste), você está livre para matá-lo.  Eis a exceção do 5º mandamento! Quanta luz, meus caros, quanto discernimento! Moisés não havia pensado nisso... Na época dele não tinha ciência nem os ilustríssimos do Supremo Tribunal Federal Brasileiro para instrui-lo a respeito de algumas falhas dessa regrinha inflexível que ao longo do tempo iriam aparecer.    
E se for uma criança com síndrome de down ou com alguma doença degenerativa congênita, não aborta? A resposta é: NÃO!, ainda... Ah, mas por que não se eles também não vão produzir dinheiro para a nação e, pelo contrário, vão custar ao bolso do contribuinte com suas aposentadorias precoces e outros ônus que sua limitação física hão de exigir em mais ou menos tempo? Não seria mais lógico abortar esses em vez daqueles que comprovadamente tem uma vida diminuta, variando de horas ou dias a poucos meses? Sim, claro que é lógico; e é o pensamento difundido em países europeus - culturalmente mais desenvolvidos! - e, conte como certo, estamos caminhando para isso. Desenvolveram-se tanto que os médicos decidiram se tornar hipócritas ao juramento de Hipócrates.
O mal é sutil, é astuto. Se o pecado fosse feio, jamais o aceitaríamos de primeira. Primeiro o inimigo nos deixa distraídos, depois nos anestesia, nos esfria, nos deixa indiferentes aos desejos e às dores de Deus, nos confunde e faz a festa: leva-nos consigo para onde a presença de Deus não é bem-vinda; por fim, ficamos com a sensação de derrota típica daqueles que não aceitam o Amor Incondicional de Deus em suas vidas e não tem dentro de si um sentimento de gratidão Àquele que de graça nos ama. 
Os confessionários estão vazios, mas os consultórios de médicos psiquiatras e de psicólogos estão lotados. As crianças só faltam nascer com  um plug USB para conectar o controle do videogame na mão, os jovens vivem chorando pelos cantos cantando músicas depressivas e muitos tentam até se matar por não encontrar sabor nem sentido para as próprias vidas, os adultos cada vez mais cedo vão colecionando os fios brancos na cabeleira com preocupações financeiras. E a gente ainda chama isso de "progresso". Um dia após a aprovação da lei (sexta-feira 13), lá estava na frente do Palácio da Alvorada um bando de mulheres comemorando a matança legalizada - isso sim é que é bruxaria! Aí sim eu vi um real progresso quanto à má fama do dia.
Sabe o que tranquiliza meu coração diante dessa vitória temporária do mal? É que todas as conquistas do inimigo só servem para evidenciar o povo de Deus, para deixar mais vivas as palavras de Cristo através do apóstolo Paulo: Tudo é permitido, dizeis. Mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo edifica. (I Co 10, 23) Onde a escuridão é completa, uma pequena fagulha faz um verdadeiro clarão, onde reina o ódio e a morte, nós somos chamados a amarmo-nos uns aos outros, pois nisso conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros.(Jo 13, 35) 

Muito grata pela sua paciência, caro leitor. Deus abençoe você e toda sua família. Que esteja inflamado em seu coração o amor incondicional a Jesus Cristo por dias sem fim e a alegria de ser cristão irradie em seu olhar e transborde em sorrisos para sempre. Amém.

6 comentários:

  1. Felizmente o Brasil é um Estado laico.
    Então o que a sua religião prega não deve (e nunca deveria) ter efeito sobre decisões como essa, simples assim.

    ResponderExcluir
  2. Caro veterano, primeiramente muito obrigada pela sua atenção e sua paciência. A religião Católica realmente não tem tido muito êxito em suas manifestações contra as decisões públicas - justamente por vivermos num país laico. Até aqui Ok! Fora as indignações religiosas, como meu maior desejo é alcançar as pessoas que discordam da minha opinião, só o seu comentário valeu todo o tempo gasto para escrever isso. Falar com gente que só concorda é entediante.
    Enfim, até que os cientistas eliminem seus conflitos a respeito de onde começa e termina a vida, qualquer tipo de interrupção da mesma é crime, é homicídio. É incrível como o instinto de perpetuação da espécie humana tem sido falho - nos últimos 2 séculos, em especial... Enquanto os outros bichos protegem uns aos outros de agentes externos, nós estamos dando um jeito de matarmo-nos a todo custo. Você já ouviu falar de guerra de garças? De macacos? De cavalos? E de humanos? Só não tem a terceira, porque com o potencial bélico que criamos explodiríamos o planeta.
    Só coloquei uma situação extrema para que pense se realmente caminhamos para "um mundo melhor", mais "desenvolvido" ou se é preciso procurar algo que realmente faça sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, o que ditaria a vida, de acordo com a ciência, seria a presença de um cérebro "funcional", ou algo parecido (foi o que eu li por aí, not sure). Então até um estágio da gravidez o feto ainda não teria "vida"...
      Mas isso pra mim não é nem tão importante assim, ainda que decidam que a vida começa após a concepção, eu nunca vou achar certo obrigarem uma mulher a ter um filho não desejado, é uma ideia completamente errada na minha cabeça.
      Você não precisa gostar do aborto, você não precisa achar ele correto, você não precisa fazer um, mas você definitivamente não pode proibir aquelas mulheres que NÃO querem ter o filho de fazê-lo...
      Ou seja, uma mulher, que NÃO quer ter um filho, ao abortar não estaria confrontando o instinto de perpetuação da espécie, já que a chance da criança ser mal cuidada entre outras coisas seria grande.
      Quanto à parte da guerra, eu concordo com você, muito do que se faz hoje não tem sentido algum pra mim, infelizmente. Mas também acho falha a comparação com os animais "irracionais", afinal, se fossemos tão "simples" quanto eles, acredito que não estaríamos hoje no computador, conversando pela internet...

      Excluir
    2. Pelo início da sua resposta, vejo que você é o tipo de pessoa que concorda com a progressão do parágrafo 3 do meu post. Não sei se você tem uma vaga lembrança das suas aulas de citologia do ensino médio, mas, só para dar uma refrescada, as explicações dos processos de divisão celular não contam com "porquês"; são apenas análises meramente descritivas do que acontece. É tipo uma aula de Cálculo A de um professor que não sabe explicar a derivada, e fica fazendo malabarismos para que a gente entenda quando a tal tende ao infinito ou a zero - mas NÃO explica - e ainda contestam a religião por seus dogmas. Talvez pela falta de porquês haja muitas controvérsias na comunidade científica a respeito de onde começa ou deixa de começar a vida, embora a ideia do cérebro funcional seja a mais difundida e a mais aceita. Mas lembre-se que há 2 séculos, com muita convicção a abiogênese ainda era a mais popular; a teoria gravitacional de Newton era muito bonitinha e funcionava muito bem no nosso mundinho redondo. Então não podemos confiar muito em algumas explicações para boa parte do que parece logicamente aceitável: vem uma nova teoria e põe tudo abaixo.
      Quanto aos seus terceiro e quarto parágrafos, diria que foi a expressão do padrão de atitude mais maquiavélico que uma mulher poderia ter diante de uma gestação. E eu posso assegurar que um dia eu tive um pensamento tão ou mais frio e irrefletido do que esse.
      Hoje, eu não concordo com boa parte dos métodos contraceptivos existentes, mas eles existem - alguns deles são acessíveis a qualquer camada social da população. As crianças mal pegaram na mão do coleguinha e sentiram um friozinho na barriga e já estão falando de relação sexual para elas na escola (lá pela 4ª série do fundamental). O período fértil da mulher varia de 6 a 11 dias em média a cada mês, estes, porém, para as mais desreguladas. Se a mulher REALMENTE não quisesse fazer um filho, teria inúmeras oportunidades para isso; nossa cabeça está abarrotada de informações sobre o assunto, as prevenções são inúmeras, mas os "remédios" são três: mata, abandona ou assume. E o terceiro me parece o mais sensato, posto que para toda ação tem uma reação; para toda causa, uma consequência; para toda habilidade, uma responsabilidade.
      As leis espirituais, assim como as naturais existem e ninguém está imune a elas. Por mais que você negue a curvatura do espaço-tempo, ele estará atuando sobre você; por mais que você ache uma invenção humana ou uma loucura esse lance de Deus e diabo para cá e para lá, ambos existem e estão incessantemente lutando para conquistar sua mente, sua alma e seu coração. Aqui eu concordo plenamente com você que minha comparação com os animais "mais simples" foi bastante infeliz, porque enquanto todas as outras criaturas e mesmo o universo foram criados com um "Faça-se" de Deus, nós, humanos, fomos feitos pelas mãos Dele (Gn 2, 7).
      A proposta deste blog é expressar reflexões e sensações que tenho tido nos últimos 18 meses e apresentar alguns conhecimentos agregados a respeito do que a Igreja Católica ensina, de uma forma subjetiva como se pode ver, sobre temas cotidianos e sabe por quê? Porque há uns 5 anos eu era uma crítica assídua de qualquer tipo de religião (em especial a Católica); pregasse ela o que fosse; as regrinhas "quadradas" não me atraíam nem um pouco e tampouco faziam parte do meu entendimento - e olha que eu fui criada dentro da Igreja, achava que tinha "cumprido toda a tabela", tinha feito catequese, mas não tinha entendido bulhufas do que era o tal do evangelho, a tal da boa nova; para mim, nos últimos anos da formação via aquilo tudo como algo que fazia parte da cultura universal e estava ali como um item da prateleira da sociedade na qual eu estava inserida.

      Excluir
    3. Parece um paradoxo, mas quem mais me fascinou e me convenceu intelectualmente sobre o que realmente é o cristianismo foi um estudioso judeu chamado Jacob Neusner que em seu livro "A Rabbi talks with Jesus. An Intermillenial interfaith exchange." trava um diálogo com Jesus e no meio da conversa diz que se ele [Cristo] não veio negar as leis existentes ou acrescentar algo novo, não haveria motivo para sua vinda, posto que a única coisa que havia mudado em sua pregação era o acréscimo de si mesmo. E isso, para o rabino, era o cúmulo do egocentrismo. Mas NÃO! Isso é a essência de ser cristão. Jesus não veio trazer novas regras; em verdade, veio trazer aquilo que os judeus não compreenderam: Deus NÃO é uma tábua com um monte de coisas que não se pode fazer. Deus é Amor, é uma Pessoa Viva. E é o encontro com essa Pessoa que marca o início de uma caminhada e de uma busca concreta de realizar a vontade de Deus - que é fazer o homem plenamente feliz. Depois de uma primeira experiência sensível com Jesus Cristo, todos somos chamados a conhecê-lo para não ficarmos naquela superficialidade achando que ele é um milagreiro que foi martirizado pelos romanos maldosos e vai voltar num globo de luz e aniquilar todo mundo que está fazendo "coisa errada". Jesus como personagem histórico, como realização das promessas do Antigo Testamento e como personificação do Amor do Pai para conosco está bem explicado num livro chamado "Jesus de Nazaré" do então cardeal Joseph Ratzinger (atual Papa, Bento XVI) - que é absolutamente racional e concreto naquilo que diz. Esse é um livro que indico a todas as pessoas: para os cristãos crerem mais e aos outros, no mínimo, respeitarem quem seguimos. Porque ser cristão é, no mínimo, ser corajoso: estamos sujeitos às críticas mais ácidas, às chacotas, ao repúdio, às correntes contrárias; somos declaradamente contra boa parte do que se vive e se acredita nesse mundo. Para a pessoa se sujeitar a isso, indague-se, deve haver alguma coisa muito forte que a mova: um encontro único com a Pessoa de Jesus Cristo Ressuscitado que passou pela cruz. Antes que se viva isso, tudo o que eu disse até agora parece uma perfeita loucura; uma boa história para boi dormir.

      Excluir
  3. Boa Karine...que a paz produto do encontro pessoal com Jesús chegue a todos os corações. Que Nossa Senhora passe na frente dessa intenção e peço especialmente esta graça para Ela e que seja permenente entre os irmãos na fé.

    ResponderExcluir